Deixar a telefonia analógica e migrar para a digital é uma solução que atrai cada vez mais empresas que buscam qualidade, facilidade de organização de fluxos e redução de custos com chamadas telefônicas. Mas antes de optar por um novo sistema de PABX, seja totalmente virtual ou com uma central IP local, é preciso  analisar alguns pré-requisitos, como infraestrutura e segurança de rede.

Para isso,  deve-se checar desde a condição física e técnica dos seus equipamentos, cabeamento, switches, até a velocidade e a qualidade de banda-larga da internet. E também pesquisar quais as melhores operadoras da sua região e fazer planos de contingência caso o sinal de internet falhe. São inúmeros cuidados antes de começar, sem contar ainda que é preciso garantir que tudo continue funcionando corretamente e sendo atualizado após a implementação.

Por isso, buscar por um sistema PABX inteligente – que vai além de hardware e software e oferece apoio e suporte especializados – é uma solução para eliminar possíveis falhas desde o planejamento até a pós instalação, já que assim pode-se organizar com precisão questões de infraestrutura, estabilidade e segurança. Veja quais são as vantagens de contar com um sistema PABX inteligente, como por exemplo, o SNEP 7 da Opens Tecnologia.

As vantagens de contar com um sistema PABX inteligente

Entre os principais aspectos que podem causar problemas na implantação e manutenção de um sistema PABX, seja em cloud ou em uma estrutura IP local, listamos os ganhos ao optar por uma solução inteligente. Com ela, você engloba todas as ferramentas e apoio necessário para ter sucesso nesta mudança.

Infraestrutura 

Um dos problemas  mais comuns após a implementação do sistema PABX digital é mantê-lo funcionando corretamente. Isso exige manutenção da infraestrutura do servidor – virtual ou físico – e também do software. Neste aspecto, a grande maioria das empresas que oferecem este tipo de solução não contam com ferramentas para acompanhar a “saúde” do software, ou nem têm um profissional que monitore o sistema para saber se ambos – servidor e software – estão sendo suficientes para atender com eficiência a demanda da empresa.

Por isso, é importante poder se antecipar a esses riscos e tentar evitá-los ao máximo. Ao optar por um sistema PABX inteligente, como o SNEP 7, sua empresa contará com monitoramento completo da solução (software) e também da telefonia (servidores). Assim, fica mais fácil antever e ajustar problemas e minimizar possíveis falhas para evitar que comprometam o funcionamento do sistema.

Estabilidade

Diagnóstico automático

Além de realizar o monitoramento facilitado da infraestrutura, um sistema PABX inteligente como o da Opens também permite que seja feito um diagnóstico automático de performance, permitindo que a solução se recupere rapidamente de alguma instabilidade.

Este tipo de plataforma consegue fornecer diferentes relatórios com dados sobre espaço disponível em disco, consumo de servidor local, monitoramento de portas de autenticação (se estão rodando ou se demoram para responder) etc. Também permitem controlar o número de chamadas que falharam, tendo o horário e um relatório de quando ocorreram.

Backups automático dos dados e da configuração do sistema PABX

Mesmo com o monitoramento em dia, caso ocorra algum erro grave, um sistema PABX inteligente oferece uma aplicação de auto-recuperação que inicia automaticamente para restabelecer os dados e também as funcionalidades da central telefônica específicas da sua empresa. 

A vantagem é que, em caso de falhas graves, o sistema inteligente recupera não só os dados – mas toda a configuração da central. Isso por que cada empresa conta com um código identificador único que foi atribuído para ela. Vale ressaltar que esta é uma exclusividade do SNEP 7 da Opens.

Segurança 

Muitas vezes, uma nova solução de telefonia, especialmente as em cloud, é implementada sem que se tenha alguns cuidados básicos com a segurança dos dados da empresa. E é essa é outra importante função que um sistema PABX inteligente inclui. 

Para garantir que os dados não fiquem expostos na internet e ocorram invasões, em um sistema inteligente, eles são criptografados. Assim, se você precisar operar em ambiente externo, a criptografia nos ending points vai fazer com que uma invasão se torne muito mais difícil. E caso você opte por usar apenas servidores internos, a criptografia também vai proteger o sistema de ataques, como bruteforce. 

Funcionalidades diferenciadas

Além das funções normais de uma central digital, o sistema inteligente oferece ainda mais, como por exemplo maior facilidade para configuração automática de ramais e envio de notificações do sistema com relatório de chamadas.

Ramais

O provisionamento de ramais é uma grande vantagem do sistema inteligente já que é possível configurar um ambiente cem ramais de uma vez só, por exemplo. 

Notificação automática sobre a saúde do sistema

O modelo de webhook adotado por um sistema PABX inteligente como o SNEP 7 permite o monitoramento de eventos que ocorrem na central telefônica, que podem ser previamente mapeados. Por exemplo, uma chamada abandonada na fila pode gerar um evento para qualquer outro sistema. Ou seja, é possível que haja integração de dados dentro dos sistemas utilizados pela empresa.

Notificação por e-mail

É possível programar o sistema para que sejam enviadas notificações por e-mail de chamadas não atendidas. Isso tanto para ligações que foram feitas diretamente para o ramal, quanto as que entraram em uma fila e não foram atendidas. Isso é muito importante para que o cliente que não foi atendido possa ter uma resposta rápida e ser compensado com um atendimento de qualidade.
Quer saber mais sobre como funciona isso tudo? Então leia o próximo post sobre como ter um processo inteligente na instalação de central telefônica. Se quiser conhecer o SNEP 7 da Opens, entre em contato com nosso time de especialistas.