Imagine que você pode integrar a sua telefonia a qualquer sistema financeiro, CRM ou helpdesk na cloud. Manipular e organizar os fluxos de dados entre eles, consultar bases, ativar gatilhos, gerar ligações, automatizações e relatórios. O que você faria?

Quando falamos em PBX das Coisas e Voice API’s, uma das maiores dificuldades de quem é “nativo” das telecomunicações é, diante de tantas possibilidades, fazer as conexões certas, enxergar as oportunidades de otimização e aplicar os recursos disponíveis de maneira que [realmente] gere valor ao negócio. Em que contexto eu posso trabalhar? Que macroprocesso eu posso otimizar? Como transformar voz integrada em recurso-chave para a organização?

Um dos nossos mantras aqui na Opens (e um bom ponto de partida pra você) é “conectar a pessoa certa, no momento certo e pelo motivo certo”.

De fato, timing é parte fundamental de uma boa estratégia de comunicação. Falando especificamente do contexto de Vendas / Inside Sales, errar o timing das abordagens pode acarretar significativas quedas nas taxas de conversão de vendas. Agilidade e precisão na passagem de bastão do marketing para vendas (ou pré-vendas) pode evitar perdas de oportunidades. Saber o timing exato de uma abordagem pode garantir boas chances de fechamento.

Dentro desse contexto, podemos trabalhar com uma integração entre o PBX e o RD Station, software de automação de marketing e vendas, para automatizar chamadas telefônicas.

Se você está em dúvida sobre qual plataforma PBX-IP utilizar, indicamos o SNEP.

O funcionamento é simples:

1 – Você define o seu fluxo de compra e os critérios de qualificação para que um lead receba uma ligação (ao se tornar uma oportunidade ou fazer uma levantada de mão, por exemplo).

2 – Configura uma Automação de Marketing no RD e o gatilho para a ligação, de acordo com os critérios definidos.

3 – Quando um lead atinge o passo definido em um fluxo de automação, o Connector, da Opens, ativa uma regra de negócio no PBX, disparando uma ligação para um grupo de vendedores (com ou sem prioridade) ou para um ramal específico.

4 – Ao atender a ligação, o vendedor ouve um áudio preparativo e recebe o link do lead para análise. Após um tempo de espera pré-determinado, a ligação é completada e o vendedor é conectado com o lead.

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Note que é possível adaptar o escopo dessa integração a diversas estruturas e processos de marketing + vendas, já que estamos utilizando dois sistemas compatíveis entre si e especialistas em suas funções. Você define quem vai receber uma oportunidade (e como vai receber) na sua estrutura de vendas. E você define o momento em que um lead está pronto para receber uma ligação.

Caso você tenha dificuldades para entender esse contexto ou queira mais informações sobre como otimizar seus processo de marketing e vendas, baixe o nosso ebook Como Melhorar as Vendas por Prospecção Telefônica.

Abaixo, utilizo duas situações comuns para exemplificar o uso da automatização de ligações:

Levantada de Mão

Uma levantada de mão acontece quando um lead quente, com grande interesse em adquirir um produto, converte em uma oferta de fundo de funil e fica aguardando um contato do time de vendas.

Isso quer dizer que ele já está qualificado, em uma etapa avançada da jornada de compra, já considerou algumas soluções e está propenso a adquirir a sua. Então, quanto mais rápida for a reação do time comercial, mais chances de fechamento terá. Além disso, não se esqueça que, ao realizar uma levantada de mão, seu potencial cliente já estará vivenciando a experiência que a sua empresa proporciona em seus processos de atendimento. Portanto, ter um processo de atendimento comercial ineficiente significa, basicamente, rasgar dinheiro.  

Porém, é possível organizar e agilizar os fluxos de entrada e atendimento de levantadas de mão; você já deve ter percebido que muitas empresas não disponibilizam números de telefone comerciais, apenas landing pages ou formulários de contato. Isso ajuda a organizar as entradas de oportunidades, garante que nenhuma informação seja perdida, e que os potenciais clientes não se percam em URA’s indesejadas ou aguardem por muito tempo até que um vendedor esteja disponível para atendê-lo.

Mas, você ainda pode agilizar o atendimento ao oferecer LP’s ou formulários específicos para levantadas de mão vinculadas a fluxos de automação que notifiquem a sua central telefônica. Assim, você pode setar a sua central telefônica para que ela ative uma regra de negócio ao receber as notificações do RD, fazendo com que uma ligação de saída para o seu lead entre em uma fila de atendimento comercial, por exemplo. Sendo assim, uma ligação será disparada para o seu lead assim que um vendedor estiver disponível.

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Tracking

Agora imagine poder entrar em contato com um de seus leads qualificados minutos após ele visitar sua página de Planos e Preços.  Magia? Não, tecnologia. Faça isso e prepare-se para receber um caloroso “Poxa, estava pensando em você!”.

O lead tracking é uma das ferramentas de qualificação do RD Station, ele permite que você monitore as páginas mais importantes do seu site e saiba quando os seus leads interagem com elas. Ótimo gatilho para uma ligação automatizada, certo? Veja uma sugestão de aplicação:

1 – Crie um segmento de leads X com uma única condição de entrada: ter acessado a página desejada (Preços, por exemplo).

2 – Crie uma Automação de Marketing. Como condição de entrada, selecione [ser novo ou já estar na lista de segmentação Leads Qualificados (estágio no funil)] E [ser novo na lista de segmentação X].

3 – Selecione as ações de qualificação que deseja executar (marcar como oportunidade, por exemplo).

4 – Ative uma integração com a ação [Enviar lead para URL] e insira a URL gatilho para o seu PBX.

5 – Salve e ative a automação. Quando um de seus leads qualificados acessar sua página de preços, uma ligação será disparada a um de seus vendedores. Ele terá tempo de analisar as últimas atividades do lead e de se preparar para a ligação.

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Existem muitas outras formas de usar as integrações de voz de maneira inteligente para otimizar processos e estruturas de vendas na sua empresa ou no seu cliente. Ao integrar o um PBX a um CRM de vendas para trocar notificações de entrada e saída, por exemplo, você ganha inúmeras possibilidades: Pop-up em tela com infos de ligações recebidas, realização de chamadas pelo CRM, acesso às gravações das chamadas, geração / atualização de atividades com registros de informações e status das chamadas realizadas.

Enfim… É possível trabalhar com mais inteligência na comunicação por voz. E você pode começar agora mesmo. Explore o PBX das coisas, imagine novos cenários, aplicações, contextos, e tente ir além da telefonia para conectar a pessoa certa, no momento certo, pelo motivo certo.

Caso você queira saber mais sobre as API’s e Integrações Opens, entre em contato conosco.

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