A telefonia móvel nas empresas é um custo difícil de controlar. Os planos oferecidos pelas operadoras GSM são complexos e sem nenhum controle das ligações, um verdadeiro pesadelo para os gestores de Telecom.  Porém, desde 2009, quando entrou em vigor a portabilidade numérica no Brasil, surgiu a oportunidade para empresas de tecnologia criarem serviços que gerenciam e reduzem custos com telefonia móvel. Um exemplo de aplicação, é o serviço de Consulta Portabilidade integrado a um PBX IP e configurado com rotas inteligentes para encontrar sempre o menor custo de uma ligação.

Portabilidade_Opens

A implantação de uma solução de Consulta Portabilidade pode gerar redução de até 80% nos custos com telefonia móvel da sua empresa. Para você entender como isso pode acontecer, vamos descrever as etapas neste artigo, confira!

O Guia definitivo para Consulta Portabilidade

O requisito básico para uma solução de Consulta Portabilidade é um PBX IP robusto que tenha recursos para receber chip GSM e conexão com a internet. Caso a central telefônica da sua empresa não tenha esses recursos, conheça o SNEP, a única plataforma de telefonia IP livre do Brasil.

Para conseguir reduzir até 80% da fatura de telefonia móvel, demonstraremos no desenho abaixo o esquema técnico da solução e logo após detalharemos todos os itens, confira!

imagem-01

1- PBX IP baseado em Asterisk

Soluções de telefonia baseadas em Asterisk são as mais completas e estáveis do mercado. Ele tem o seu código aberto e executa em software todas as funcionalidades de uma central telefônica tradicional. Mencionamos anteriormente o SNEP, assim como o Asterisk é um Software Livre, que faz toda a configuração e gestão de um PBX IP via interface gráfica do seu navegador de internet.

2- Módulo GSM acoplado no PBX IP

Para conectar chip de operadoras com a sulução de telefonia, é necessário um hardware (“Chipeira”) que possui portas GSM compatíveis com as tecnologias de telefonia móvel no Brasil. Através da comunicação via rede TCP-IP (tipo  de protocolo de rede) o PBX IP pode ser configurado para efetuar e receber ligações atreves dos chips adicionados no módulo GSM. Recomendamos a fabricante Khomp pois possui qualidade de voz e dados com funcionalidades extras disponíveis.

3- Serviço de Consulta Portabilidade

Conforme descrição da imagem acima, qualquer ramal da sua organização digitará apenas o DD + número do celular desejado. O serviço de Consulta Portabilidade irá identificar qual a operadora do destino e retornará a resposta para o PBX IP, que uma vez configurado, completará a ligação através do chip de mesma operadora via custo zero ou outro chip com a melhor franquia de minutos.

Entenda que, além da redução de custos com telefonia, sua empresa não precisará ter aparelhos de telefone celular espalhados internamente pela empresa, as ligações serão feitas pelo próprio telefone de mesa ou softphone.

Acompanhe abaixo as principais dúvidas que surgem quando falamos sobre o serviço de Consulta Portabilidade:

Dúvidas frequentes

Como eu escolho a quantidade de chip de cada operadora? 
Se o seu objetivo é ter chip de todas operadoras móveis, terá no mínimo 4 chips, um para cada operadora. Agora se sua empresa já possui um contrato e aparelhos de celular com uma operadora móvel, a recomendação é calcular o volume de ligações efetuadas diariamente para celulares e encontrar o horário de pico para saber o número de ligações simultâneas. Esse número estimado de ligações simultâneas será a quantidade de chip que deveram estar disponíveis. Após os primeiros meses de uso, sue PBX IP terá relatórios de quais operadoras tiveram maior número de ligações e o gestor da conta poderá remanejar a quantidade de chip de cada operadora.

Não quero ter contrato com várias operadoras, tem outra maneira? 
Sim. Como já comentamos aqui neste artigo, PBX IP baseado em Asterisk são tão rubustos que você poderá adicionar ilimitados troncos de telefonia. Além da tecnologia GSM é possível configurar uma conta SIP (Operadora Voip) com preços competitivos de ligações para celular no Brasil todo. Recomendamos a operadora SyssVoip.

É verdade que o serviço de consulta a portabilidade numérica pode não ser mais necessário?
Não. Mesmo que as operadoras decidam acabar com a tarifa diferenciada para operadoras concorrentes, ainda haverá necessidade de identificar a quantidade de minutos realizados para cada operadora e reduzir a conta colocando chips de plano custo zero ilimitado para mesma operadora.

Depois de implantado uma solução de Consulta Portabilidade, sua organização passará a reduzir mês a mês com as ligações para celulares no Brasil todo, os valores podem chegar até 80%! Seus departamentos de vendas e relacionamento com o cliente poderão trabalhar tranquilos sem se preocupar com os valores da conta telefônicas. Veja que é o tipo de investimento perfeito em uma solução empresarial pois traz redução de custo e aumento de produtividade. Desta forma, sua empresa terá um folego extra em tempos de crise e o valor economizado com telefonia pode ser investido em sua empresa para continuar crescendo.

Sua empresa já utiliza o SNEP com solução de telefonia? A Opens oferece 500 cusultas grátis por mês! Entra aqui e faça o cadastro e configuração do serviço.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com